Com a atual pandemia, muitos estão trabalhando em home office e passando mais tempo em frente ao computador, celular ou tablets, com diversos improvisos de mobiliários e ambientes.
As tendinites em ombro, cotovelo ou punho, bem como as dores musculares na região do pescoço, são muito frequentes em trabalhadores que executam atividades repetitivas e posturas estáticas prolongadas e inadequadas.
Assim, o que podemos fazer para prevenir estes agravos?
Os alongamentos são importantes ferramentas para reduzir as tensões musculares e, somados às adaptações nos móveis, podem otimizar a prevenção destas lesões, favorecer um melhor rendimento, além de muitos outros benefícios a longo prazo. A seguir, apresentamos uma série de fotos e orientações que irão ajudá-lo na realização dos alongamentos e mudanças simples em seu ambiente de trabalho em casa.
Realize os alongamentos como nas fotos abaixo, mantendo cada posição por 30 segundos. Se possível, realize a cada 3 horas de trabalho consecutivos.
Em seguida, algumas dicas para ajustar os móveis de maneira fácil e melhorar a sua postura:
Espero que faça bom proveito e lembre-se: pequenas mudanças podem se tornar bons hábitos quando tudo isto terminar, não pare até se orgulhar da pessoa que você se transformou.
Por Donatila Barbieri – Fisioterapeuta